Esclarecer estas questões é uma atitude importante para que as pessoas não se enganem quando estiverem em busca de informações ou se frustrem por acreditarem em algo que não é real. Mitos e verdades sobre a Cirurgia Plástica são espalhados principalmente por intermédio das redes sociais e algumas inverdades são colocadas como verdades absolutas devido ao tanto de vezes que são repetidas. Após qualquer tipo de procedimento, a recomendação é que o sol seja evitado. A explicação para isso é que a luz solar pode trazer escurecimento para as cicatrizes ou até mesmo o surgimento de manchas. Porém, é imprescindível evitar o tabagismo nos sessenta dias que antecedem a cirurgia e nos trinta dias após a cirurgia, para evitar complicações. — O robô é apenas uma extensão do braço do cirurgião.
Outro procedimento reparador é a rinoplastia para correção de desvio de septo do nariz em pacientes com problemas respiratórios graves. Dessa forma, o paciente toma uma medida de precaução contra os possíveis efeitos colaterais do medicamento em função do procedimento cirúrgico. Hoje em dia a maior parte dos pacientes são mulheres, o que se deve, em parte, pela pressão estética que a sociedade impõe ao público feminino. Mais um risco é a redução excessivo do tecido, que pode levar ao ressecamento vaginal crônico e a dor durante o sexo.
— A principal evolução está na abordagem menos invasiva e na preservação da estrutura facial. O deep plane facelift, por exemplo, atua em camadas profundas, sem tensionar excessivamente a pele, o que evita aquele efeito artificial de liftings antigos — explica Rubez. — Isso se reflete em escolhas mais sutis, com técnicas que abdominoplastia preservam a naturalidade do rosto — completa. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade. A prótese é colocada atrás da glândula mamária, então a mulher não perde a capacidade de aleitar.
Os Mitos e Verdades da Cirurgia Plástica
Desvendar os principais mitos e verdades da cirurgia plástica é fundamental para você que deseja fazer um procedimento no futuro. A pessoa precisa estar bem no ponto de vista físico e psicológico para se submeter a uma cirurgia plástica. Quadros de pacientes com diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto, não inviabilizam o procedimento se não estiverem sendo tratados corretamente. Apenas o médico poderá avaliar e indicar ou não a realização da cirurgia plástica. A saúde é o único fator de limitação para uma cirurgia plástica. Se a pessoa não está bem, se há problemas de saúde que devem ser resolvidos, então a cirurgiaplástica deve ser impedida unicamente por esses fatores.
É sempre bom tomar cuidado com as informações da internet. Mas, se usado com muita frequência, pode macerar o tecido e causar uma mudança de coloração. Também é possível fazer preenchimento com gordura, mas ela é dissolvida muito rapidamente, em dois ou três meses, o que a torna menos interessante. “Era uma coisa inacreditável”, conta, sobre as bochechas do artista de rua. O caso de Jacqueline, em 1975, foi a primeira feminização que realizou — hoje, ele contabiliza mais de 6 000.
Cirurgias oncológicas: tudo o que você precisa saber
Fazem preenchimentos sem parar, achando que vão sempre melhorar. Além disso, a execução da cirurgia é determinante para alcançar a aparência harmoniosa, segundo o cirurgião. “Nós médicos sempre procuramos orientar da melhor maneira cada paciente, explicando os prós e contras, mas a decisão final é sempre do paciente, respeitando os limites da técnica”, finaliza. Dr. José Mauro Monteiro explica que a lipoaspiração é uma técnica bastante segura e eficaz para remodelar o corpo. “Com a lipoaspiração, conseguimos remover a gordura localizada por meio da sucção, o que ajuda a definir áreas como abdômen, costas, coxas e braços. É um procedimento que melhora muito o contorno corporal”, afirma.
Batizada por especialistas como a “era indetectável” da cirurgia plástica, essa nova fase é impulsionada não apenas por uma mudança estética, mas também pelos avanços tecnológicos. Primeiro, tem que ver a formação do cirurgião e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também é importante ter indicação de uma pessoa que você conheça, que já fez com o médico e está contente.
É necessário ser maior de idade para fazer uma cirurgia plástica.Essa informação é um mito, mas em muitas situações pode ser verdadeira. Geralmente é necessário SIM ser maior de idade para realizar uma cirurgia plástica, mas, em alguns casos, por meio de medida judicial, a realização da cirurgia para menores de idade pode ser autorizada. Toda cirurgia exige preparação pré e cuidados pós e isso pode resultar em perda de peso para o paciente, porém, a finalidade de uma cirurgia como a lipoaspiração não é essa.
Os pequenos lábios fazem parte da vulva e são dobras de tecidos de mucosa na parte exterior da genitália. Essas estruturas também ajudam a manter a lubrificação e o pH da região. — Veremos mais uso de biomateriais modernos, integração com inteligência artificial e simulações em 3D para prever os resultados com maior precisão. A robótica, por exemplo, já é realidade em alguns procedimentos e deve crescer ainda mais nos próximos anos — afirma.
Mulheres que acabaram de ter filhos não devem fazer cirurgias plásticas?
Em um país quente como o Brasil, o uso da cinta pode ser muito desconfortável no calor. Querer mudar algo que incomoda, que causa dores ou desconfortos vai muito além da questão estética, mas também se estar bem consigo mesmo, cuidar da autoestima e do bem-estar físico e mental. Existem também os procedimentos reparadores e reconstrutores como, por exemplo, a mamoplastia indicada para mulheres que precisaram tirar parte ou integralmente as mamas e querem reconstruí-las. O primeiro passo está na escolha do cirurgião responsável. Procure por um profissional de confiança e com muita experiência na área.
Fazer a cirurgia de lipoaspiração com um profissional gabaritado é outra forma de assegurar o bom andamento do procedimento. Procurar clínicas especializadas, conversar e tirar as dúvidas com o profissional é muito importante. Riscos existem em qualquer procedimento, seja ele estético ou não. Cada pessoa possui suas especificidades em relação ao corpo e cada corpo reage de uma forma diferente a cada tipo de procedimento ou tratamento. No entanto, a lipoaspiração é um dos procedimentos mais seguros. A exposição aos raios solares deve ser evitada por pessoas que estão passando pelo pós-operatório.
As cirurgias plásticas que tem por objetivo a manutenção estética, de fato não têm cobertura dos planos de saúde. Mas, algumas são cirurgias reparadoras e são cobertas pelo plano. Por exemplo, cirurgias de reconstrução da mama em pacientes que tiveram câncer. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), a busca dos homens por cirurgia plástica quadruplicou em um período de cinco anos, passando de 72 mil para 276 mil ao ano. Ou seja, uma média de 31,5 procedimentos cirúrgicos por hora.
A cirurgia íntima só está disponível no Sistema Único de Saúde nesses casos, quando há uma razão clínica que justifique a operação. Talvez esse seja um dos enganos mais frequentes entre os pacientes, pois a lipoaspiração não é uma cirurgia plástica para perda de peso. Células de gordura, quando são retiradas, não voltam a se formar, mantendo o volume conquistado pela operação. Porém, outras células permanecem no local e, se houver ganho de peso, o volume pode aumentar. É importante manter uma dieta equilibrada, aliada à prática de atividades físicas. Embora o paciente, muitas vezes, chegue determinado a fazer a cirurgia, o resultado do exame de risco cirúrgico pode mudar essa decisão.